Peter Liu

Saiba Mais Sobre O Missô - Jóia Alimentar Anti Envelhecimento

22/10/2020 Pasta de Missô

Ingrediente muito popular na culinária do Japão e China, o missô 味噌 sempre fez parte do meu cotidiano ao acompanhar o preparo artesanal dessa pasta fermentada.

Hoje em dia, aqui no ocidente, o missô pode ser encontrado nos mercados, nas sessões de produtos orientais ou lojas especializadas.

Selecionei uma receita especial para compartilhar no fim do texto, pensando na preservação de nutrientes que essa jóia alimentar apresenta.

Feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal, é uma pasta muito utilizada principalmente para o preparo da sopa de missô, famoso missoshiro, mas por oferecer um sabor agradável e salgado pode ser utilizado de diversas formas, como temperos para saladas, patês e purês por exemplo. Um detalhe importante: consumi-lo principalmente sem cozinhar, preserva importantes propriedades nutricionais que poderão ser perdidas quando expostas à altas temperaturas.

Missohiro - Sopa feita com Missô

Do mesmo modo de um iogurte natural, o missô carrega benefícios de um probiótico, onde as bactérias vivas encontradas nesses alimentos fortalecem a flora intestinal e consequentemente a imunidade, eliminando bactérias ruins e aumentando a capacidade do seu corpo extrair nutrientes dos alimentos.

Desempenha importante papel de flexibilização do cálcio, ou seja, retira o acúmulo em regiões indesejadas como artérias e aorta prevenindo doenças cardíacas e renais.

Fonte de Vitamina k2, assim como ácido fólico e ômega 3, compõe a tríade de vitaminas do rejuvenescimento por ser antioxidante (que combate radicais livres, envelhecimento, câncer) e ser rico em colágeno, também beneficiando artérias, dentes, ossos e pele.

Vitamina B2, vitamina E, cálcio, ferro, zinco, fósforo, manganês, potássio, colina e lecitina também estão presentes. Possui fibras e fornece grande quantidade de proteínas.

Os benefícios não param por aí: o pesquisador Kenji Okajima, descobriu que o missô fermentado durante dois anos produz no corpo uma substância importante para manter a memória e estimular o cérebro.

Listei as principais vantagens que o consumo semanal oferece:

- Ajuda a emagrecer

- Reduz o colesterol e previne doenças cardíacas

- É rico em proteínas e fibras

- Combate os radicais livres e o envelhecimento

- Previne pedras nos rins e osteoporose

Tendo a certeza que você não deixará de fora da sua dieta um alimento tão poderoso e versátil, compartilho uma receita especial:

Enroladinho de Couve com missô



Ingredientes

Folhas grandes de couve

Para o molho (sugestões):
- Pimentão vermelho, alho, limão, gergelim e azeite extra-virgem batido no liquidificador;
- missô 

Para o recheio (sugestões):
Pimentão vermelho
Pimentão amarelo
Cenoura ralada
Abacate
Cebola
Tomate sem semente
Cogumelos
Brotos
Grãos e sementes germinadas
Abobrinha
Repolho

Preparo

Lave a folha de couve e corte o talo mais grosso. Espalhe com uma colher o molho que preferir. Depois acrescente o recheio e enrole. Usar o missô para passar na couve e não dispensar os pimentões e a cebola no recheio. O abacate também fica muito bom e temperado com cebola, alho e limão lembra guacamole.

Fonte da receita - Cantinho Vegetariano
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