Peter Liu

Chá Verde, Bebida Milenar Fonte Da Longevidade - Conheça Os Benefícios

02/02/2021 O chá verde, Camelia Sinensis, é uma bebida milenar muito popular entre os asiáticos. Os chás preto, branco, vermelho e amarelo são produzidos a partir da mesma planta, o que varia é o método de processamento da erva. 

Considero o hábito de tomar chá verde como um dos pilares para a longevidade. Em Medicina Chinesa é uma erva que tonifica o sangue e estimula a circulação da energia vital Qi. Estimulante suave do Qi do Estômago, auxiliando na movimentação dos alimentos. Atua também nos canais do fígado, estômago, vesícula biliar, pulmão, baço/pâncreas e bexiga.

A lista de propriedades medicinais é enorme: adstringente, amebicida, analgésico, antiasmático, antiadenosino, antiagregante, anti-Alzheimer, antiartrítico, antiesclerótico, antibacteriano, antidiarreico, anti fragilidade capilar, anticarcinogênico, antidepressivo, antidiabético, anti-inflamatório, antileucêmico, antimutagênico, antilítico, antioxidante, antitumoral, antinitrosamínico, antiprostaglandino, antiespasmódico, antiarrítmico, antiviral, apopitópico, bronco dilatador, catabólico, cardiotônico, digestivo, diurético, estimulante nervoso, hipocolesterolêmico, imuno-estimulante, regenerador, sudorífico, quimio preventivo, cicatrizante, rejuvenescedor da pele, desintoxicante, calmante estomacal, preservativo celular, estimulante, descongestionante, desintoxicante, glicolítico, hemostático, hipocolesterolêmico, hipoglicêmico, hipotensivo, hipotrigliceridêmico, lipolítico, mio relaxante, neurotônico, inotrópico positivo, radioprotetor, estimulante respiratório, secretagogo, termogênico.

Destaco alguns dos principais benefícios:

- Previne câncer
É comprovada sua ação na prevenção de alguns tipos de câncer - próstata, intestino, mama, bexiga, ovário, estômago, esôfago, pulmão e pele - por ser rico em antioxidantes que impedem a proliferação das células aconteça de maneira desregular. 

- Protege o coração e controla níveis de pressão arterial
Seu poder antioxidante também atua na regulação dos níveis de colesterol, inibe a formação de coágulos no sangue e consequentemente na previne AVC, além de aumentar a quantidade de epitocôndria no coração, fazendo com que trabalhe melhor e fortalecendo sua musculatura, bem como demais tecidos musculares pelo corpo.

- Regula diabetes
Mais uma vez, devido à ação antioxidante existe uma melhora na resistência à insulina e consequentemente regula os níveis de açúcar no sangue, podendo ser usado como prevenção ou tratamento de diabetes tipo 2.

- Melhora a pele
Os antioxidantes também combatem os radicais livres, fazendo com que a pele mantenha-se hidratada e com aspecto saudável, além de prevenir a formação de rugas. Suas propriedades de purificação do sangue também possuem efeitos anti-inflamatórios na pele.

- Neuroprotetor
Estudos indicam uma potencial redução do risco de desenvolvimento das doenças de Alzheimer e de Parkinson entre outras doenças neurodegenerativas por conta dos compostos de catequina presentes no chá verde.

- Fortalece sistema imunológico
Por conter polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico melhora o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

- Acelera o metabolismo
Os antioxidantes e a cafeína presente no chá verde favorecem o gasto de energia pelo organismo, acelerando metabolismo e favorecendo queima de gorduras.

- Aumenta concentração e memória, é antidepressivo
O chá verde também é bastante conhecido por conter cafeína, principalmente pelos que buscam uma alternativa ao famoso cafezinho. Diferente do café, o chá verde traz combinações de outras substâncias, como a L. Theanina, propiciando uma sensação de relaxamento e calma, junto com a disposição, diminuição do cansaço e concentração, seus níveis de cafeína no corpo, entre alto e baixo não é tão brusco. 

    
Contraindicações e ressalvas

A quantidade segura para ingestão de chá verde costuma ficar por volta de 600ml, principalmente para pessoas que sofrem de insônia ou são hipoglicêmicas. 
Diferente da maioria dos chás, o chá verde aumenta produção de suco gástrico o que é ótimo para uma boa digestão e fortalecimento da flora intestinal, porém em excesso pode causar irritações no estômago, sendo contraindicado para pessoas que já apresentam algum tipo de úlcera ou gastrite.
Ultrapassar a ingestão recomendada pode prejudicar a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio. Por esse motivo também não é recomendado seu consumo durante as refeições, nem seguido muito próximas delas. Essa dica também vale para o café.
E por fim, não recomendado para crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Sendo bem fácil de encontrar de diferentes formas, sugiro a erva solta para preparo do chá. Considero uma bebida de importantes propriedades medicinais, onde seu consumo como hábito diário sem dúvidas trará inúmeros benefícios para você e sua família.
Conteúdo Relacionado: chá verde beneficios saude