Peter Liu

O Poder Da Cúrcuma - Anti-Inflamatório, Memória, Dores Articulares

30/03/2021 Hoje vamos falar de mais um alimento que pode ser utilizado com fins medicinais: a cúrcuma, ou açafrão da terra.

Existem inúmeras variantes dessa planta, inclusive um tempero que pode ser considerado o mais caro do mundo, por ser necessária muitas flores para produção de uma ínfima quantidade. Para nossa sorte, não é dessa cúrcuma que vamos falar! Os estudos compartilhados aqui referem-se à planta, cujo bulbo, semelhante ao de um gengibre por fora, no entanto de cor amarela, alaranjada em seu interior.

jpg

Podemos destacar que a curcumina, substância que carrega os princípios ativos presentes nesse alimento oferece alto poder

- antiviral
- antibactericida
- antifúngico
- anti-parasitário
- anti-diabetes
- anticancerígeno 
- protetor cerebral
- reparador muscular pós exercícios

É importante frisar que a cúrcuma consumida isoladamente possui baixa absorção. Seu uso deve estar associado a algum tipo de gordura, como o azeite, por exemplo, e outros condimentos como o próprio gengibre, pimenta preta (do reino) ou cardamomo. Portanto "xotes saudáveis pela manhã" que muito se ouve falar de cúrcuma misturada com água só é eficaz em conjunto com esses condimentos. Entretanto, nada impede que seus benefícios sejam absorvidos durante as refeições, misturada em outros alimentos. Pode ser consumida diariamente como modo preventivo. Em casos de tratamentos específicos a sugestão é a suplementação através de cápsulas: curcumina associada à piperina (presente na pimenta preta) ou ao gengibre, seguindo as dosagens recomendadas pelo seu médico.

A curcumina é eficaz no tratamento de diabetes, por reduzir glicemia e hemoglobina glicada; colesterol, por impedir a fixação de placas de gordura nas artérias, diminuindo riscos de avc; câncer, por estimular a morte de células tumorais, impedindo a formação de novos vasos por onde se alimentam. É também um excelente anti inflamatório, com destaques para tratamento de artrite, artrose, síndrome do intestino irritável, fibromioalgia, além de redução de dores em geral;  protetor cerebral, age contra o alzheimer, transtorno bipolar, auxilia o raciocínio e memória.  
 
Como já mencionado, o açafrão pode ser utilizado diariamente durante as refeições, seguindo as sugestões de combinações para melhor absorção.
Está disponível em meu canal no youtube algumas receitas utilizando esse ingrediente em formato de conserva e Leite Dourado, compartilhado aqui com vocês:

Leite Dourado

200 ml de leite vegetal (de coco, amêndoa, gergelim, painço, abacate, ou grão de bico, etc)
1 col (chá) de cúrcuma em pó
1/4 col (chá) gengibre em pó
1/4  col (chá) de canela em pó
1/4 col (chá) cardamomo


Misture tudo com uma colher ou mixer. Se não tiver restrições, pode acrescentar mel.

Seja preventivamente ou no tratamento de doenças, é importante levarmos hábitos saudáveis como um todo: mantendo uma  matriz alimentar com menos industrializados, práticas de exercícios diários e cuidados com a mente. 

Suplemento Cúrcuma Duo
 
Compartilhe: