Peter Liu

6 Melhores Alimentos Para Seu Pulmão - Dietoterapia Chinesa Para Pulmão

30/04/2021 A dietoterapia chinesa busca através dos alimentos equilibrar a energia e saúde do nosso corpo. Sendo ríquissimo o conhecimento nutricional (com diferenças da nutrição ocidental), e baseado nos conhecimentos milenares da medicina chinesa.
Dessa vez vamos falar dos 6 melhores alimentos para saúde de nossos pulmões
Por conta das sequelas que a covid-19 tem causado em muitas pessoas, quais seriam os melhores alimentos para fortalecer esse órgão bastante sensível? Você pode basear sua dieta nos alimentos que vou listar abaixo e também consumi-los como meio de prevenção
Se você estiver em algum tratamento médico, essa dieta é uma forma de auxiliar sua saúde e promover uma recuperação mais rápida.

1. Nêspera - é uma fruta de origem asiática. Existe a nêspera mizuho (oval arredondada), a fukuhara (oval) e a tanaka (oval alongada). A nêspera age no meridiano dos pulmões, coração, estômago e baço. Seus antioxidantes diminuem problemas respiratórios, como asma e bronquite, diminuindo inflamações. Ela é fonte de vitaminas do complexo B, carotenoides e vitamina C.

2. Semente de Damasco - o damasco é uma fruta que tem origem no Oriente Médio. Ela se adaptou bem a região do Brasil sendo mais fácil de encontrar em feiras. A semente do damasco é um ótimo cicatrizante. Auxilia na recuperação do pulmão relacionado a pneumonia, asma e bronquite. Também é um ótimo regulador intestinal, caso você sofra com prisão de ventre.

3. Raiz de Lótus - esse alimento muitas pessoas não conhecem. Trata-se do caule da planta lótus, sim, a planta que é praticamente um símbolo da Ásia. Esse caule tem propriedades medicinais e é um alimento versátil, podendo ser cozido no vapor ou frito. Um pouco similar a batata. Sua principal função na dietoterapia é no auxilio no tratamento de doenças respiratórias como pneumonia, asma e bronquite. Ela é rica em cálcio, ferro e fibras e minerais importantes como zinco, ferro, magnésio e potássio.

4. Flor de Lírio - na China usa-se bastante a flor de lírio na culinária, normalmente em sopas ou em forma de chá, com as folhas secas. A flor do Lírio ajuda na saúde do pulmão, diminui tosses e melhora a respiração. Também tem efeito calmante e ajuda na saúde do coração. Você encontra Flor de Lírio desidratada em lojas de produtos orientais.

5. Orelha De Pau - trata-se de um alimento fúngico, consumido em forma seca. O nome dado é por nascer em troncos de árvores e seu formato semelhante a "orelhas". A Orelha de Pau age nos meridianos dos pulmões, estômago e rins. Geralmente é consumido refogado ou em saladas. Você encontra Orelha de Pau em lojas orientais e em pacote já desidratado. Na dúvida procure por Kikurage.

6. Pêra - é uma fruta na Medicina Chinesa usada para tratar tosse e limpar catarro. A única recomendação é que se você estiver muito fraco, consuma-a cozida. Alimentos muito gelados não são recomendados quando o pulmão está fraco. Comer ela cozida também pode evitar a boca seca. A pêra protege sua garganta e é um remédio natural em crises de bronquite. Auxilia também a curar pneumonia e hepatite.