Peter Liu

Conheça a Fruta da Longevidade - Goji Berry

15/07/2021  Goji Berry é de origem asiática e está famosa no oriente por suas propriedades nutricionais. Uma dieta saudável é composta por uma série de outros alimentos, associada à outros hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos. Nesse caso, vale ressaltar que seu uso tradicional está mais relacionado à boa digestão e tonificação dos rins, fígado e coração, visando seus benefícios como um todo.

Frutinha vermelho alaranjada, de sabor levemente amargo, é bastante encontrada por aquí como fruta seca ou em extrato. Originária no Himalaia, muito utilizada milenarmente, é considerada um alimento da longevidade.
Rico em nutrientes, vitaminas e minerais, pode ser consumido diariamente junto a outras frutas, vitaminas ou receitas diversas. Também pode ser lavada e deixada de molho por cerca de 15 minutos com a finalidade de hidratar suas fibras, além de ficar mais macia.
Conheça alguns benefícios:

- Fortalecimento do sistema imune
Ao proporcionar boa digestão, fígado processando vitaminas corretamente e rins eliminando as toxinas de maneira adequada, esse equilíbrio por si só é parte de um quadro saudável. Além disso, por ser concentrado em vitamina C, a responsável pela produção de glóbulos brancos, combatem elementos estranhos presentes no organismo.

- Prevenção de doenças cardiovasculares
As vitaminas C, E e A, presentes no Goji Berry, têm elevada ação antioxidante, fazendo com que haja uma redução do colesterol ruim (LDL). A vitamina B6, também presente na fruta, ajuda a reduzir a quantidade de homocisteína. Esse aminoácido, presente no sangue, está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares como AVC e infarto.

- Melhora a visão:
Os carotenóides, sobretudo os betacarotenos, são precursores da vitamina A, responsáveis pela manutenção da saúde dos olhos estão presentes no goji berry, além de propriedades antioxidantes, que protegem os olhos de radicais livres, que podem causar doenças como catarata.

- Protege a pele
Os carotenóides também podem exercer um efeito protetor contra os raios UV e ajudar a reduzir inflamações na pele. Possui ação bactericida e fungicida.

Ação antioxidante: Por ser rica em carotenóides e vitamina C, a frutta possui ação antioxidante: ajuda a proteger o organismo de danos nos tecidos, células e membranas celulares. Extratos de goji berry são utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa para eliminar radicais livres presentes no fígado. Os radicais livres são átomos ou moléculas que, sob estresse oxidativo, agridem as células do corpo e colaboram para o envelhecimento e desenvolvimento de doenças.

- Efeito calmante
Por conter vitamina B6, o goji berry pode aumentar a produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar, melhorando o humor e diminuindo a ansiedade. Por auxiliar na redução do estresse, essa frutinha contribui para um sono de qualidade.
Aumento de energia
Combate a fadiga, aumenta a vitalidade e libido.
Combate ao câncer
Embora existam poucos estudos, a Medicina Tradicional Chinesa já utiliza o Goji Berry no auxílio de tratamento ao câncer há muitos anos. Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Agriculture demonstra que o germânio, um dos 33 minerais presentes na fruta, pode ajudar a inibir células cancerígenas, especialmente aquelas ligadas ao colón e ao útero.

Por mais que se trate de um alimento bastante completo e importante para nossa alimentação, é recomendado seguir a indicação do consumo de no máximo 1 colher de sopa por dia, ou de acordo com orientações de seu médico. Como toda planta medicinal, o consumo em excesso pode trazer toxinas para o corpo. Deve ser evitado por pessoas que fazem uso de fármacos anticoagulantes ou para controle glicêmico e de pressão.

Espero que nessa breve apresentação vocês possam ter conhecido um pouco dos benefícios do Goji Berry e os motivos pelo qual é amplamente utilizado há milênios pela Medicina Tradicional Chinesa.
Compartilhe: