Peter Liu

Como reduzir cabelos brancos e rejuvenescer naturalmente

04/08/2021  Nesse texto, explicarei um pouco mais sobre o metilfolato e como ele atua no seu rejuvenescimento.
Metilfolato ou Vitamina B9 é a forma bioativa do ácido fólico
Também atua:
   - na produção de determinadas proteínas e hemácias;
   - estabilidade de humor;
   - manutenção do sistema nervoso e cardiovascular;
   - fortalece os ossos;
   - aumenta a imunidade.

Embora a suplementação de ácido fólico, sobretudo no primeiro trimestre de gravidez, seja recomendada pelo Ministério da Saúde, existe uma divergência no meio médico em relação a essa indicação. Estudos demonstram que 30% das pessoas têm dificuldade em converter ácido fólico em metilfolato.

Portanto, suplementar o metilfolato é a melhor forma de garantir os benefícios que oferece. Em associação à vitamina B6 e B12 formam uma coenzima, a tetrahidrofolato, redutora de homocisteína, que é um aminoácido com efeito semelhante ao colesterol alto no organismo.

Cabelo branco e pele envelhecida precocemente; flacidez; unhas fracas e de crescimento lento; memória fraca, dificuldade de concentração e cognição; cansaço, demora para recuperar energia e stress podem ser sintomas ocasionados pela falta de metilfolato.
Resultado no cabelo. Foto enviada por uma seguidora depois de 3 meses usando Metilfolato.
A falta dessa vitamina também pode causar determinado tipo de anemia (onde as hemácias ficam maiores e sem função) mas seus sintomas semelhantes, como sonolência, fraqueza, irritabilidade também podem indicar um quadro depressivo. Sua carência prejudica a realização da síntese de serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pelas sensações de alegria e gratidão. O Instituto de Medicina Funcional da Flórida indica a falta de Metilfolato como presente em 40% dos casos de depressão. Muitos estudos têm sido desdobrados nesse sentido, como um aliado potencializador de tratamentos psiquiátricos. 

O folato está presente em variados alimentos: folhas verdes escuras, brócolis, alface, cereais integrais, feijões, cogumelos, ovo, levedura de cerveja, semente de linhaça, gérmen de trigo, etc. Durante o cozimento e a preparação dos alimentos é comum perder alguns nutrientes, assim como variar a concentração e a absorção também varia de pessoa para pessoa. Alguns medicamentos, como antiácidos por exemplo, além do consumo de álcool dificultam a absorção do folato e sua suplementação, apesar de atuar na prevenção do câncer, não é recomendado para pacientes que estão em tratamento.

Um simples hemograma, avaliando principalmente os níveis de homocisteína, é capaz de indicar qual dosagem de metilfolato seria recomendado por seu médico. Lembrando que uma boa alimentação deve sempre estar aliada a outros hábitos saudáveis, incluindo exercícios regulares, práticas e pensamentos positivos.




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