Peter Liu

Como Melhorar O Sono e Acabar Com Insônia? Truques Da Medicina Chinesa.

26/10/2021  Muitas pessoas chegam até mim pedindo dicas de como dormir melhor, principalmente nesse período de pandemia e isolamento social que passamos. Restaurar o sono tem sido um desafio para muitos. 

Por que o sono de qualidade é muito importante? Porque precisamos de 7 à 9 horas de sono para renovar nossas células. Além disso, se não tivermos um sono de qualidade, nem nossos cabelos, barbas e unhas crescem corretamente, e nossos hormônios podem ficar desregulados. Isso sem falar nos efeitos na memória e cognição.

A Medicina Tradicional Chinesa tem vários truques para tratar insônia e outras desordens do sono.

Segundo a Medicina Chinesa, problemas relacionados ao sono são da ordem do qi (energia). Isso significa que há um desequilíbrio entre o yin e yang no corpo. Por exemplo; dormir muito é um deficiência de yang, enquanto a insônia é deficiência do yin,  relacionado também com o estresse e má circulação.

Na dieta - Se você dorme mal, provavelmente há um desequilíbrio do fígado, sendo assim, evite alimentos como álcool, cafeína, açúcares ou comidas muito apimentadas, que são alimentos yang. Prefira alimentos yin para melhorar o sono. Veja imagem abaixo dos alimentos yin e yang.

Fonte da imagem: https://istoemuacupuntura.com/emagrecimento/

Você pode optar por chás que farão você dormir melhor. Um deles é o chá de crisântemo. E tem também o suan zao ren, um fitoterápico da medicina chinesa bastante receitado para insônia. 


E se eu não quiser tomar nada? O que posso fazer para melhorar meu sono? 

Algumas dicas:

- Massageie os pontos de acupuntura para sono (veja alguns desses pontos no meu canal).
- Durma sempre antes das 23hs.
- Dê um intervalo de 4 horas da sua janta até a hora de dormir.
- Não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica a noite.
- Diminuir as luzes antes de dormir.
- Procure desligar eletrodomésticos perto de você da tomada.
- Regular seu relógio biológico.
- Faça exercícios regularmente.
- Tome sol.
- Hidrate-se. 
- Nunca durma com vento ou ar-condicionado muito gelado.
 
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