Peter Liu

Melasma - Como Se Livrar Das Manchas No Rosto De Forma Natural?

17/11/2021  Muitas pessoas me perguntam sobre melasma. Bom, melasmas são manchas no rosto ou em outra parte do corpo. Em geral, melasma não tem como excluir fator genético e o fator ultra violeta. Descendentes europeus podem ter melasma desde criança. É um desequilibro de melanina. Pode surgir com radiação solar, distúrbios hormonais (gravidez), ou intoxicações

Agora, se você tem melasma localizada, a Medicina Oriental tem uma resposta seguindo as causas internas. Em geral, pode ter deficiência  de vitamina C, vitamina E e Metilfolato (ácido fólico) o qual é responsável pelo transporte de melanina aos cabelos. 

Pela bioquímica,  quem é responsável por transporte de melanina é ácido fólico. Na falta de ácido fólico, vai surgir sensibilidade da melanina (pigmento). Sendo assim, melanina não consegue chegar onde deveria (cabelos) e fica onde não pode (na pele). As vezes ácido fólico não funciona bem por falta de vitamina B12. A melhor forma é suplementar ácido fólico é em sua forma ativa chamada Metilfolato (veja na lista de suplementos que deixei no fim desse post).

Na medicina Chinesa manchas na pele são toxinas do sangue. A pele é janela do intestino. Tem que tratar intestino que é entrada das toxinas. Tanto gravidez,  ou a idade proporciona permeabilidade intestinal, isto é seu intestino está permitindo entrada das toxinas. O que pode melhorar isso? Probióticos, iogurtes, kefir e fibras. Ao mesmo tempo, reduzir glúten. Glúten aumenta permeabilidade intestinal. Muita fibra, água, água de coco, mantenha intestino funcionar. Ele tem que funcionar todos os dias. Os horários do intestino é 5 - 7 horas da manhã. pode atrasar uma hora. Então o trem de alegria (dejeto) tem que sair antes das 8 da manhã. Se a trem atrasou um dia (um dia tem 24 horas !!!), ele marca no seu rosto um pontinha de melanina. Você já viu algum trem atrasa um dia? ou 5 dias? Pois é, tem gente ficou 5 santo dias sem evacuar! Aí, você reclama da mancha da pele, tenha a santa paciência!



Em particular, se é na região da testa, é por causa dos hormônios e metabolismo de gordura. Isso tem a ver com fígado e intestino. A infecção urinária também pode causar manchas na testa. Se o melasma aparece em baixo dos olhos é a famoso mancha borboleta. A causa é de gravidez, excesso de progesterona, isso pode ser causado por anticoncepcional, abortos ou menopausa. Se a mancha aparece no lateral do rosto, tem a ver com pulmão ou doenças respiratórias. Na região da boca, é por causa do coração, arritimia, ou estresse emocional. Se melasma aparece no nariz, tem que tratar sistema digestivo, gastrite crônica. Se melasma aparece no queixo, pode indicar o problema de tireoide ou laringite crônica

As causas emocionais de manchas no rosto tem a ver com as mágoas relacionados ao seu orgulho, vergonha, ou sua reputação. São aquela mágoa que você sentiu na pele, sentiu humilhada ou constrangida. Não necessariamente seja verdade, é que você sentiu isso.

A acupuntura pode tratar ovario, fígado, intestino e os rins. Ao mesmo tempo, pode tratar as manchas com agulha. Uma vez equilibrado a mancha pode diminuir.

Suplementos naturais indicados para melasma:

Metilfolato Premium (já com B12) : clique aqui
Vitamina C da Vitagold: clique aqui
Vitamina E da Sundown: clique aqui
Compartilhe: