Peter Liu

Senolíticos - A chave que limpa suas células e promove rejuvenescimento

01/07/2022

Falar sobre células zumbis parece coisa de filme de ficção cientifica, mas isso é verdade e está comprovado. Células zumbis existem? Sim, mesmo que não sejam exatamente do jeito que imaginamos, ou esse seja apenas um nome comum dado algumas células especificam.

Diariamente, nosso corpo possui e produz  milhares de celulares, e por dia, elas podem permanecer vivas, se multiplicar ou morrerem. Geralmente, as células que não se dividem tendem a morrer, mas foi descoberto há algum tempo, a existência de células que não se dividiam mais e nem morriam. Não necessariamente, elas causavam tumores, por exemplo, como pode ocorrer com a maioria dos tecidos com células mortas. Ela se mantinham ativas, mas com funcionalidade reduzida sendo chamadas células senescentes. Não efetuam mais divisão, seja por ausência de algumas substâncias como telômero (que tem como função principal “segurar” o cromossomo para ele não se evair), ou metilfolato (ácido fólico, que colabora com as).

Por estas células não se dividirem e permanecerem vivas, elas podem começar a divagar pelo corpo e atacarem as mais novas que estão em seu entorno. Quando isso acontece, vários resultados podem ocorrer, principalmente com relação a problemas de saúde, como inflamações, doenças crônicas, artrite, artrose, feridas que não cicatrizam Mal de Eizheimer.

Para lidar com essas células, foi pensado de forma lógica em utilizar catalisadores ou “caçadores” de Células zumbis, ou seja, substancias que possam colaborar com o apagamento dessas células. As substâncias chamadas senolíticas, promovem o combate as células senescentes e com o avanço de estudos sobre isso podemos ter resultados que levam para além de tratamentos, mas como prevenção ao envelhecimento, por exemplo.

Muitas das substâncias senolíticas podem ser encontradas na nossa alimentação. 10 exemplos mais acessíveis e fáceis de consumir: 
  • Quercetina: maçã, limão, cebola, própolis, uva. 
  • Fisetina: maça, morango, caqui, cebola, pepino. 
  • Luteolina: amendoim, salsão, salsa.
  • Curcumina: cúrcuma,  açafrão-da-terra. 
  • Catequina: chá-verde, chá-preto, a maioria dos chás. 
  • Apigenina: CBD (canabidiol), pode funcionar como anti oxidante e anti-inflamatório.
  • Perpelongumina: pimenta-longa.
  • Bromelina: abacaxi. E substância quando misturada com gengibre pode tirar a dor de imediato, comprada como morfina.  
  • Berberina: raízes, caules, rizomas e cascas. 
  • Exercício físico: fazer exercícios regularmente ajudam no processo de limpeza corporal e podem servir, também, como 

Essa regeneração de células, podem contribuir com o rejuvenescimento dos tecidos, ou a manutenção necessária para uma boa prevenção. 
Será que esse pode ser o efeito rejuvenescedor que todos procuram? As pesquisas, deste estudo, concluem que em ratos ou camundongos, esse modo de ação onde é baseado na caça das células senescentes tornaram a aparência corporal e a saúde dos órgãos e tecidos, com efeitos positivos.