Peter Liu

Como acabar com a gordura no fígado com a ajuda da Medicina Chinesa

09/08/2022  Provavelmente você conhece alguém que tem gordura no fígado, algum amigo, parente ou você mesmo pode estar nesse momento com essa condição.

Estima-se que mais da metade da população brasileira acima dos 40 anos tem gordura no fígado, conhecida também como hesteatose hepática.

Toda bioquímica, toda função do seu corpo precisará do fígado. O fígado é constantemente atacado, pois todo medicamento que passa por ele pode danificá-lo em algum grau. Por isso, quem toma muitos remédios geralmente tem que fazer algum tratamento hepático.

Um fígado sobrecarregado tende a ter gordura. Os motivos mais comuns que sobrecarregam seu fígado são bebidas alcóolicas, medicamentos, dietas gordurosas, excesso de frutose, açúcares, doenças relacionadas ao fígado (hepatite).

Como a medicina chinesa enxerga o fígado?

Segundo os 5 elementos, o fígado corresponde ao elemento madeira. O fígado é o órgão responsável pelo armazenamento do sangue. Ele também tem uma função importante na saúde da mulher, sendo que quando a energia (Qi) do fígado não flui, ocorrem problemas menstruais, como coágulos, enxaquecas, cólicas e Tensão Pré Menstrual.

A simbologia da madeira corresponde a capacidade de crescer em todas as direções. A fluidez da madeira é a fluidez do fígado e do sangue, o principal canal para 'irrigar' o estômago e o baço, permitindo uma boa digestão.

Alguns indícios que seu fígado está fraco:

 •   Olhos secos
 •   Tendinite ou dores nas articulações
 •   Torcicolo
 •   Refluxo
 •   Diarréia
 •   Enxaquecas
 •   Problemas menstruais
 •   Gordura abdominal

Quais os melhores alimentos para diminuir gordura no fígado?

Recentemente, compartilhei em meu canal uma dica de dieta para fortalecer a saúde do fígado e acabar com a gordura no fígado. A medicina chinesa tem um vasto conhecimento de ervas e alimentos que podem ajudar.

Se você está com gordura no fígado, procure alimentos leves. Proteína é importante, seja carne, frango, peixe, proteína vegetal. Só tenha cuidado com carnes magras, ferritina em excesso é inflamatório.

Os legumes também são bons para fígado, pode ser cozido, pequena porção. Folhas verdes contém folato, também conhecido como ácido fólico. Pode adicionar uma porção de arroz e feijão. 

Frutas, prefira as cítricas que contém menos frutose. Como comentei acima, frutose em excesso é açúcar e açúcar por mais que seja da fruta, ainda assim pode prejudicar seu fígado. Fique atento.

Quanto aos carboidratos, procure farinhas que façam menos mal, como a farinha de quinoa, farinha de painço ou se não conseguir essas opções procure farinha integral.

Também existe o chá de folhas de alcachofra, chá de cardo mariano, chá de boldo brasileiro, e além dos chás, existem sucos como o suco de maçã com casca de limão.
Quais os melhores suplementos para o fígado

Em minha loja você encontra o suplemento natural 'Fígado Detox' que contém silimarina 250mg e Metionina 200mg. Acesse o suplemento aqui.

Também existe os probióticos para fígado gorduroso. Acesse aqui.

E a novidade é o Óleo de Alho em cápsulas que ajuda a eliminar do fígado​. Acesse aqui.

Dica extra: o horário que você dorme

 Segundo a medicina chinesa, cada órgão tem um horário de funcionamento. O estudo é baseado no relógio biológico, também conhecido como relógio circadiano.

A energia do relógio biológico é construído no conceito de "fluxo e refluxo" de energia pelo corpo. Durante o sono, a energia Qi tem a tarefa de restaurar o corpo e essa tarefa se completa entre 1h e 3hs da madrugada, que é quando o fígado começa seu trabalho de limpar o sangue, além de outras funções para que Qi continue fluindo.

Se seu relógio biológico estiver desorganizado seu corpo fica mais suscetível a doenças. Para um bom funcionamento do fígado o recomendado é você dormir antes das 23hs por ser o horário de funcionamento da vesícula biliar.

Há várias pesquisas que comprovam que dormir tarde pode acarretar em problemas, principalmente no aumento de gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática não- alcoólica