Peter Liu

10 sinais que seu cérebro não está bem

22/09/2022
Quando falamos em cuidar da saúde, a primeira coisa que vem à nossa mente é a saúde física. Conforme envelhecemos, nos preocupamos com nossa mobilidade e aspecto físico, porém, não adianta chegar aos 70-80 anos sem saber quem você é, não é verdade?

Sendo assim, considerar como anda nossa saúde cerebral é parte fundamental para um bom envelhecimento. Quando cuidamos de nossa saúde mental, prevenimos a demência e o Mal de Alzheimer, doenças que acometem boa parte das pessoas em uma idade mais avançada.

É certo que há uma tendência genética para algumas doenças mentais, mas a prevenção e estímulo cerebral é fundamental para que vivamos longe desses males.

O envelhecimento do cérebro é muito lento, provavelmente  a pessoa de 70 anos que já apresenta sinais de demência tenha começado com 40 anos a apresentar sintomas. 

Então, se você é uma pessoa que queima o arroz todo dia, esquece onde guardou as chaves, não lembra o nome do vizinho - tome cuidado! Você pode estar com um cérebro fraco.


10 sinais que seu cérebro não está bem
1. Esquecimento
Você queima o arroz, esquece as chaves, não lembra o nome de pessoas do passado, esquece o que te pediram para fazer há 10 minutos atrás, etc. O esquecimento é um sinal que geralmente normalizamos ou não damos muita importância, porém isso pode ser um sinal precoce de demência ou Mal de Alzheimer.

2. Falta de concentração
Você tem dificuldades de prestar atenção em novelas, livros. Não mantém o foco muito tempo em nenhuma tarefa. Aquela sua amiga que fala muito, você se perde no que ela está falando. Enfim, a falta de concentração pode ser um sinal de má circulação cerebral. 

3. Falta de criatividade 
Para termos criatividade, precisamos criar novos caminhos neurais e sinapses
Essas sinapses também dependem da circulação cerebral. Se você não tem essa circulação, então você não consegue ter um cérebro criativo. E um cérebro sem criatividade é um cérebro desmotivado e fraco.

4. Falta de síntese
Para contar histórias, nosso cérebro precisa criar novos caminhos e conexões. Nesse caso, você tem dificuldades de contar histórias ou explicar o que aconteceu no capítulo anterior da sua novela favorita. Você fica um bom tempo para explicar comandos simples e seu raciocínio é lento. Fique atento, pode ser um sinal que seu cérebro pede socorro.

5. Dificuldades nos estudos
Provavelmente é falta de circulação cerebral. Não consegue focar ou aprender com facilidade, principalmente depois dos 40 anos. 

6. Sono em excesso
Pode ser um cansaço, mas também pode ser um sinal que seu cérebro anda fraco. Principalmente se você dormiu o tempo necessário de 8 horas diárias. Vai assistir novela, dorme. Vai ler um livro, dorme. Fica na sala de espera do consultório, dorme. Isso também é um sinal que seu cérebro pode estar fraco.

7. Falta de interesse
Sabe aquela pessoa desanimada para tudo? Apática? Nem sempre é depressão, pode se tratar também de cérebro fraco. A falta de dopamina e serotonina causam essa apatia e afetam o funcionamento do cérebro. 

8. Insônia 
Sono em excesso é problema, mas a falta de sono também pode ser um sinal. O sono é o momento em que seu cérebro relaxa, e quando ele não consegue fazer isso, temos insônia. A insônia é um sinal do cérebro que precisa de cuidado. Pode estar relacionado com o estresse (homocisteína) no sangue. 

9. Pensamento obsessivo
Sabe aquelas pessoas quem vêem uma sujeira em qualquer lugar e já quer limpar? Que se estressa facilmente com qualquer inconveniência do dia a dia? Aquela pessoa que reclama de tudo e todos? Pode ser um sintoma de cérebro fraco.

10. Mudança de personalidade 
É quando você percebe que seu pai, sua mãe, seu irmão, de repente mudou de humor. De repente ficou agressivo, estúpido. Essa mudança de personalidade para pessoas idosas já é um sinal de Mal de Alzheimer. Pode ser também falta de ômega 3.

A boa notícia é que pesquisas recentes mostraram que, até os 90 anos de idade, nosso cérebro é capaz de fazer neurogênese, ou seja, nosso cérebro é capaz de produzir novos neurônios até uma idade avançada.

Isso é muito positivo. 

Sendo assim, a partir de agora, você precisa dar uma atenção especial para seu cérebro. Mas como?

Suplementando, fazendo atividades que estimulem o cérebro (aprender uma língua, jogar um jogo, ler, escrever), mudar a rotina, cuidar da saúde mental.

Nunca é tarde para começar a cuidar do seu cérebro.

Fórmula para Turbinar o Cérebro: https://www.peterliu.com.br/site/loja/7/capsula-para-turbinar-o-cerebro/

Metilfolato Premium do Peter Liu: https://www.peterliu.com.br/site/loja/4/metilfolato-premium/

 
Vídeo Relacionado: 10 SINAIS QUE SEU CÉREBRO NÃO ESTÁ BEM | Peter Liu Começar a cuidar do cérebro e saúde mental com antecedência é primordial para prevenir demência e mal de Alzheimer. Quanto mais cedo você observar os sinais que seu cérebro está pedindo socorro, melhor as chances de conquistar um cérebro jovem e bom.