Peter Liu

Ganoderma lucidum: A Rainha Das Ervas De Longevidade

07/09/2023
Se você me acompanha a algum tempo, sabe que sempre abordo o tema sobre ervas da medicina chinesa com poder de longevidade.

Já falei do Astragalus, do Ginseng, do Goji Berry. E nesse post irei falar sobre uma mais importante, considerada a Rainha das Ervas da Longevidade.

Trata-se do Ganoderma lucidum, também conhecido como Reishi e Lingzhi.

Descrita em muitos textos antigos, o Ganoderma é na verdade um cogumelo (fungo). Desde a era antiga, Ganoderma tem sido usado por praticantes de MTC para nutrir três tesouros: Jing (essência), Qi (energia vital) e Shen (espírito). Quem a tornou popular foi um famoso fitoterapeuta da Dinastia Shu da China, Shen Nong, há cerca de 2.400 anos.
Shen Nong, conhecido como pai da fitoterapia

O cogumelo Ganoderma na MTC é conhecido como Lingzhi, que significa “potência espiritual” e “essência da imortalidade”. Hoje, muitas pesquisas baseadas em evidências científicas continuam a desvendar os mistérios do que faz dos cogumelos Ganoderma um dos medicamentos mais potentes da natureza.

O cogumelo Ganoderma contém compostos ativos chamados polissacarídeos, que possuem propriedades de reforço imunológico e antienvelhecimento. Não é a toa que também é conhecido como o Deus da Longevidade.


Seus principais benefícios são:
- Fortalecimento do Sistema Imunológico
- Propriedades Antioxidantes
- Suporte à Saúde Cardiovascular
- Equilíbrio do Estresse e Sono
- Apoio à Saúde Respiratória
- Potencial Anticâncer

Ganoderma contém triterpenos, composto de sabor amargo que ajuda a prevenir a hipertensão e a aliviar os sintomas de alergia. Surpreendentemente, quanto mais amargo for o sabor, maior será a qualidade do cogumelo. 

Além do mais, o cogumelo Ganoderma pode impedir o crescimento e a propagação de células cancerígenas, conforme estudos e pesquisas feitas no passado. Porém vale ressaltar que mais pesquisas são necessárias para compreender as tremendas propriedades curativas deste cogumelo da Imortalidade.