Peter Liu

8 Pilares Da Saúde Mental

28/10/2023
Recentemente, fazendo uma breve pesquisa no Google, percebi que um dos temas mais procurados é sobre saúde mental.  Esse tema ganhou relevância principalmente depois da pandemia de coronavírus. 

De fato, o tema sobre saúde mental é amplamente falado hoje em dia. Você pode ouvir em uma conversa com amigos, nos programas de tv ou em postagens de redes sociais. A procura por um profissional na área também cresce. 

Isso é muito positivo, antigamente não era um assunto tão discutido na sociedade. Pessoas construíram diversos estigmas e preconceitos sobre questões de saúde mental. E hoje vemos a quebra desses estigmas e começamos a tratar a saúde mental como tratamos nossa saúde física.

A medicina tradicional chinesa sempre enxergou o tema da saúde mental de forma tão importante quanto saúde física. Na verdade, uma mente que está doente, reflete no corpo da mesma forma. Muitos estudos clínicos foram realizados para testar o efeito da acupuntura na saúde mental. De acordo com estudos recentes, a acupuntura é uma terapia adjuvante valiosa para quem sofre de transtornos mentais. 

Nesse artigo, irei apresentar 8 pilares importantes para conquistar a saúde mental.

Pilar 1: Cuidar do intestino
O intestino ocupa 90% da serotonina. Quando há desregulação da colonização intestinal (chamada de disbiose), o organismo fica propenso a  ativar a via hormonal do estresse. Já o estresse pode estimular mecanismos imunológicos e cerebrais que são capazes de modificar a microbiota. Assim, o intestino pode influenciar o cérebro, mas o contrário também é verdadeiro. 

Pilar 2: Fazer exercícios físicos
Além de ser importante para a saúde, as atividades físicas proporcionam bem-estar emocional, pois melhora a autoestima, proporciona sensação de calma e bem-estar, além de diminuir os riscos da depressão.

Pilar 3: Suplementação
É comum a ligação entre saúde mental e falta de vitaminas. Quando estamos em um quadro de estresse ou depressão, nossa nutrição também fica abalada. Se não tivermos uma alimentação adequada, ficamos ainda mais sucetíveis aos transtornos mentais. 

Pilar 4: Qualidade do sono
O sono restaura o organismo, repõe energia e regula o metabolismo. Pessoas que não dormem bem podem ter irritabilidade, falta de atenção, fadiga e até desenvolver transtornos psiquiátricos. Recomenda-se dormir por pelo menos 6 horas.

Pilar 5: Tenha um hobby
O que você gosta de fazer? Desenhar, cantar, jogar, ler, pescar? Não importa muito o que seja, ter um hobby é sempre um jeito de ocupar a cabeça de maneira positiva. Isso nos dá algo divertido para fazermos em nosso tempo livre, além da oportunidade de melhorarmos nossas habilidades.

Pilar 6: Espiritualidade
A espiritualidade há poucos anos atrás não tinha a devida importância no meio científico. Felizmente hoje a organização mundial de saúde tem incluído religião e espiritualidade como parte da qualidade de vida e bem estar. É sobre pensar o seu futuro, sua missão na terra e pensar como você pode se ajudar e ajudar a construir um mundo melhor.

Pilar 7: Vida social
Estar entre amigos e colegas pode ser muito recompensador para saúde mental. Libera a oxitocina que é o hormônio responsável pelo bem estar. Percebe-se que quando nos isolamos das pessoas, temos a tendência a ficar depressivos. Por isso, procure sempre manter seus amigos por perto.

Pilar 8: Contato com a natureza
Você já se sentiu energizado após ir à praia, cachoeira ou até mesmo à fazenda? Isso é real, a natureza tem o poder de restaurar nosso humor e nossa saúde. Segundo a filosofia taoísta, somos parte da natureza, do natural. Muitas vezes estamos com a saúde mental prejudicada por falta de um respiro na natureza.

Quando damos atenção á nossa saúde mental, melhoramos nossa vida como um todo.

Então, se for o seu caso, não deixe de procurar ajuda e colocar essas práticas simples em seu dia à dia.