Peter Liu

Seu Fígado Se Regenera - Saiba A Alimentação Ideal E Práticas Saudáveis

19/07/2020 O processo de regeneração do fígado é quando o próprio órgão é capaz de substituir os tecidos perdidos pelos tecidos que estão em formação. É capaz de se recuperar de toxinas, cirurgias e também doenças como cirrose e gordura no fígado (esteatose). Sendo assim, o fígado é único órgão visceral que possui essa capacidade de regeneração. O fígado pode tolerar muitas lesões quando saudável, pois a capacidade celular de restauração dele é alta.

Esse processo  de "auto-restauração" também é complexo, sendo preciso a ajuda de alimentos e práticas que trabalham junto no bom funcionamento do fígado. Se você cuidar bem dele, como por exemplo, evitando ingerir bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, e entendendo quais ervas e alimentos ajudam, o resto ele faz sozinho por você. 

No final desse texto também vou dar a dica mais valiosa de todas, segundo os ensinamentos da medicina tradicional chinesa. 
 
Cardo Mariano
Cardo Mariano

O cardo mariano (Sylibum marianum) é uma das ervas mais populares para tratamento de fígado. Ele tem uma substância chamada silimarina que é comumente usada para tratar pacientes com gordura no fígado e doenças hepáticas crônicas. A silimarina é antioxidante e age como um reparador de células hepáticas. 
O cardo mariano melhora sua digestão, distúrbios gastrointestinais, cirrose, esteatose e desintoxica seu fígado.

Você pode fazer chá de cardo mariano. Tome entre 2 à 4 vezes por dia. Também existe em cápsulas.

Pode ter efeitos colaterais se consumido em excesso como irritação no estômago, diarreia, vômitos e náuseas. Então comece devagar para ver como seu organismo reage. 

Folhas de Alcachofra

Alcachofra

Com a infusão das folhas de alcachofra (Cynara scolymus) você obtém um remédio natural para digestão.
O chá tem ação digestiva e também melhora seu colesterol alto, funcionamento do intestino e limpa gordura no fígado . A alcachofra tem uma substância chamada cinarina que aumenta a produção de bile no fígado e tem ação antiacidez, além de ter vitaminas como  fósforo, ferro, potássio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C.

Você pode fazer chá das folhas de alcachofra. Tome de 2 à 3 vezes por dia.Também existe em cápsulas.

Pode ter efeitos colaterais se consumido em excesso - como náusea. Então comece devagar para ver como seu organismo reage. Não deve ser consumida por gestantes. 

Boldo Brasileiro

Boldo

Conhecido também como boldo de jardim e boldo da terra (Plectranthus barbatus), essa erva auxilia no tratamento do fígado, melhora a digestão, combate a azia e também tem propriedades analgésicas. 

Combinado com alecrim, você tem um chá turbinado para proteger seu fígado e sistema digestório. Também diminui gases intestinais.

Não deve ser consumida por gestantes e lactantes. E se usado por muito tempo pode causar irritação gástrica. 


Suco de Limão com casca

Limão

Embora usamos mais o suco do limão, a casca também é muito importante, pois contém enzimas que auxiliam no funcionamento do fígado. Isso porque o casca contém cumarina e eriocitrin que age diretamento no fígado limpando gordura e diminui colesterol alto. Se você sofre com constipação, esse suco também ajuda normalizar os movimentos intestinais. A casca do limão também é muito usada para aliviar dor no estômago, cólica e ânsia.


Suco de Maçã

Suco de Maçã

Esse suco é muito simples e você pode acrescentar gengibre, canela, açafrão. Caso queira fazer chá, pode colocar canela e alecrim. A maçã tem ácido málico que auxilia na redução de gordura no fígado, desintoxicação do organismo e é rica em fibras. O ácido málico também evita formação de pedra na vesícula. O mesmo efeito tem o suco de pêra, se preferir. 


Magnésio Dimalato

O magnésio tem a capacidade de deixar seu sangue mais fluído aumentando a energia e as mitocôndrias dentro das células do fígado. O dimalato contém ácido málico que auxilia na redução de gordura do fígado e desintoxicação do organismo. Além disso, o magnésio participa em mais de 300 processos biológicos no organismo sendo um mineral essencial para síntese de proteínas e transporte de energia.

Você pode obter por farmácia de manipulação da sua cidade ou pelo link abaixo.


Dica final - O horário que você dorme

Relógio Circadiano

Segundo a medicina chinesa, cada órgão tem um horário de funcionamento. O estudo é baseado no relógio biológico, também conhecido como relógio circadiano. 
A energia do relógio biológico é construído no conceito de "fluxo e refluxo" de energia pelo corpo. Durante o sono, a energia Qi tem a tarefa de restaurar o corpo e essa tarefa se completa entre 1h e 3hs da madrugada, que é quando o fígado começa seu trabalho de limpar o sangue, além de outras funções para que Qi continue fluindo.

Se seu relógio biológico estiver desorganizado seu corpo fica mais suscetível a doenças. Para um bom funcionamento do fígado o recomendado é você dormir antes das 23hs por ser o horário de funcionamento da vesícula biliar.

Há várias pesquisas que comprovam que dormir tarde pode acarretar em problemas, principalmente no aumento de gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática não- alcoólica.





 
Vídeo Relacionado: 7 PASSOS PARA RECONQUISTAR SEU FÍGADO | Peter Liu O fígado é um órgão que regenera, mas para isso acontecer você precisa seguir alguns passos que são dicas de ervas, alimentos e hábitos. Nesse vídeo trago 7 passos para reconquistar seu fígado.