Peter Liu

Segredo Do Povo do Pará Para Envelhecer Menos - O Poder do Açaí

25/12/2023
Você já percebeu que pessoas do Pará tem mais saúde e envelhecem menos? A verdade é que o povo do Pará esconde alguns segredos em sua própria culinária.

Já conhecemos os benefícios do guaraná, um estimulante natural, também sabemos dos benefícios da castanha do Pará, e hoje falaremos sobre o poder do açaí.

Assim como as ervas da Medicina Chinesa, muitos estudos são feitos a partir de frutos e ervas amazônicas e seus usos para saúde. O estudo aponta que muitos subprodutos gerados pelo uso de frutos amazônicos têm potencial para auxiliar na saúde e longevidade humana.

O açaí tornou-se bastante popular devido aos seus supostos benefícios para a saúde, especialmente por ser rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Nele está presente uma substância chamada antocianina, um dos mais poderosos antioxidantes, presentes também na uva, jabuticaba, amora e berinjela.

 A antocianina é responsável pela coloração roxa de diversas frutas e vegetais

Em Belém do Pará, onde o açaí é parte tradicional da dieta, a fruta é frequentemente consumida na forma de "açaí na tigela" (consiste em uma mistura espessa de açaí batido, geralmente servido com farinha de bijú).

Algumas das propriedades do açaí que são frequentemente destacadas incluem:

Antioxidantes: O açaí é rico em antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Esses compostos podem contribuir para a saúde cardiovascular e reduzir o estresse oxidativo.

Fibras: O açaí contém fibras dietéticas, que são benéficas para a saúde digestiva, auxiliando na regulação do sistema digestivo e promovendo a saciedade.

Ácidos graxos essenciais: O açaí contém ácidos graxos essenciais, como o ácido oleico (um ácido graxo monoinsaturado saudável encontrado também no azeite de oliva), que pode ser benéfico para a saúde do coração.

Vitaminas e minerais: O açaí contém vitaminas importantes, como vitamina C e vitamina A, além de minerais como ferro e cálcio, que são essenciais para diversas funções do corpo.

Possível efeito anti-inflamatório: Alguns estudos sugeriram que os compostos presentes no açaí podem ter propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para a saúde geral.

Potencial para melhorar a saúde da pele: Algumas pessoas relatam benefícios para a saúde da pele ao consumir açaí devido à presença de antioxidantes e ácidos graxos essenciais.

Então, se assim como eu, você é fã de açaí, agora você tem mais um motivo para consumir. Lembrando que é aconselhável o açaí original, aquele sem adição de açúcar e frutas.