Peter Liu

Saiba Como O Cogumelo Juba de Leão Pode Ajudar Sua Saúde Cerebral

19/02/2024
Os cogumelos (fungos) desempenham um papel significativo na medicina chinesa tradicional, onde são frequentemente utilizados para diversos fins medicinais. 

Na história da China, os imperadores frequentemente usavam esses cogumelos para se curar de doenças ou fortalecer a saúde.

Já abordei nesse blog sobre o Ganoderma lucidum, conhecido também como Lingzhi. Hoje, muitas pesquisas baseadas em evidências científicas continuam a desvendar os mistérios do que faz dos cogumelos Ganoderma um dos medicamentos mais potentes da natureza. 

Mas hoje tem me chamado a atenção um cogumelo conhecido como Juba De Leão.

Este fungo grande, branco e peludo faz parte da cultura medicinal da China há séculos. 

Os corpos de frutificação e o micélio contêm muitos ingredientes ativos; polissacarídeos, erinacinas, hericerinas, esteróides, alcalóides e lactonas. Esses ingredientes podem explicar os muitos benefícios possíveis para a saúde e o bem-estar da juba de leão, que vão desde a saúde do coração até o suporte imunológico. 

Veja os principais benefícios da Juba de Leão

1. Saúde Cerebral
Os cogumelos juba de leão contêm hericenonas e erinacinas, dois compostos que podem estimular o crescimento de células cerebrais em estudos de laboratório, de acordo com pesquisas anteriores . Em teoria, isso pode ter efeitos benéficos em pessoas com problemas cerebrais.

2. Ameniza sintomas neurodegenerativos 
Pelo seu poder em melhorar as funções cognitivas, esse cogumelo pode prevenir doenças como Parkinson e Mal de Alzheimer.

3. Melhora o foco e ajuda a diminuir ansiedade
Estudos apontam nos efeitos benéficos para saúde mental desse cogumelo. Pacientes com sobrepeso e obesos com transtornos de humor receberam suplementos de juba de leão durante oito semanas. Esses pacientes não apenas apresentaram diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade, mas também relataram melhorias na qualidade do sono.

4. Aumenta a imunidade
Pesquisas em animais sugerem que a juba de leão pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando a proteger contra bactérias, vírus e outras substâncias nocivas.

No entanto, é importante notar: embora haja um interesse crescente na juba de leão para uma variedade de condições de saúde, infelizmente há apenas pesquisas muito limitadas em humanos.

Como encontrar o cogumelo Juba de Leão.